sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cassoulet a jato

Vi o francês Patrice Dartagnan fazer este prato em seu programa no canal ChefTV e fiz para os meus queridos alunos da Maturidade. Delicioso e suculento, definitivamente um prato para um encontro de família ou de amigos.



Segundo o chef, não pode ser chamado de cassoulet por não ter todos os ingredientes tradicionais, como o confit de pato, por exemplo. E também por ter um preparo mais simplificado, sem ir ao forno com farinha de pão para dar a consistência característica.
Para imitar o sabor final do cassoulet, tostei farinha panko, sequinha e crocante, e servi por cima da casserole. Ficou muito bom!

CASSEROLE DE LOMBO
6 pessoas

250 g de feijão branco cozido
500 g de lombo de porco, em cubos grandes
200 g de bacon, em cubos
2 cebolas, em gomos
2 cenouras, em rodelas grossas
4 linguiças toscanas
1 colher (sopa) de alho, bem picado
1 lata de tomates pelados, bem picados
500 ml de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino

Afervente as linguiças inteiras com água. Troque a água e deixe cozinhar por 10 minutos. Reserve as linguiças cortadas ao meio. Na mesma água, cozinhe as cenouras. Escorra e reserve a água.
Numa panela, refogue bem os cubos de lombo e o bacon. Quando ficarem bem fritos, acrescente a linguiça, tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente as cebolas, refogando por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue mais um pouco. Acrescente os tomates picados, o caldo de carne e a água reservada e deixe cozinhar até reduzir pela metade. Acrescente o feijão e as cenouras e deixe cozinhar até o caldo engrossar um pouco. Acerte o sal e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário