sexta-feira, 10 de maio de 2013

A baixa gastronomia em alta

Conseguir uma experiência gastronômica surpreendente e inesquecível é o ideal de qualquer gourmet. E de qualquer gourmand. E essa ideia geralmente está relacionada a pratos elaborados, ingredientes caros ou exóticos, ambientes refinados, vinhos especiais... A tão falada alta gastronomia.
Mas a “prima pobre” vem se destacando cada vez mais. A baixa gastronomia, como passou a ser conhecida – e que de pobre e de baixa não tem nada –, saiu das cozinhas tradicionais e se ambientou perfeitamente nos bares. É a comida de boteco, simples e saborosa, autêntica representante da nossa cultura alimentar. Quem não se rende a um torresminho crocante com algumas gotas de limão, a uma carne-de-sol suculenta com mandioca bem macia regada com manteiga de garrafa, a um bolinho de feijão sequinho e apimentado!
E o melhor: ela ainda vem acompanhada de bons amigos e boa conversa, num ambiente acolhedor, quase uma extensão da nossa casa. Isso é fundamental, já que, para conseguir essa tão surpreendente experiência gastronômica, usamos todos os sentidos, não só o paladar.
A baixa gastronomia tem se destacado tanto que já é quase presença obrigatória em recepções refinadas e restaurantes renomados. Em novos formatos e conceitos, escondidinhos fazem sucesso em festas chiques, risotos que usam os ingredientes do mexido como referência aparecem em ótimos cardápios. É a baixa gastronomia elevada às alturas.
Nessa onda, bares tradicionais vão sendo reformulados e redecorados, cardápios incrementados, cervejas especiais oferecidas em copos ainda mais especiais. Virando points para a galera descolada e correndo o risco de perder sua história, seu conceito, seus clientes costumeiros.
Eu ando na contramão da revitalização dos botecos. Prefiro saber que vou encontrar a velha estufa sobre o balcão, com suculentas almôndegas de comer no palito. Ou até ovos cozidos, mesmo se forem coloridos. Costumo dizer que, depois da minha cozinha, o lugar onde me sinto mais em casa é no Bar Fortaleza, no Mercado Central. Tudo que se pode esperar de um verdadeiro “buteco” e muito mais. Cerveja gelada, copo lagoinha, atendimento de primeira, fígado com jiló no ponto, fresquinho e bem temperado, amigos de sempre ou daquele momento, feitos em pé, encostado no balcão. É ou não é uma experiência gastronômica inesquecível? Sempre é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário