quarta-feira, 15 de maio de 2013

Elegância italiana

Sobremesa clássica da culinária italiana, mais especificamente da ilha de Capri, a torta caprese é a combinação perfeita de chocolate com amêndoas. Assim como a maioria dos doces italianos, a quantidade de açúcar aparece na medida exata para apreciar o sabor dos demais ingredientes.
Além de facílima de preparar, é uma sobremesa ótima pra quem tem intolerância ao glúten, pois não leva nada de farinha de trigo.


E fica perfeita acompanhada de creme inglês. O meu faço com um toque de canela no lugar da baunilha. Acho que funciona muito bem com a torta.

TORTA CAPRESE
8 pessoas

150 g de farinha de amêndoas
100 g de chocolate meio amargo, bem picado
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
3 ovos
1 colher (café) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de licor de cacau
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Creme inglês com canela
1 xícara (chá) de leite integral
3 gemas
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de canela em pó

Bata bem a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado. Numa outra tigela, bata bem os ovos e acrescente ao creme de manteiga. Junte a farinha de amêndoas e o chocolate e incorpore o fermento e o licor.
Unte uma forma de fundo removível com manteiga e encha com a massa. Leve ao forno aquecido a 180 ºC até ficar com uma casquinha crocante.
Para o creme inglês, misture as gemas com os ingredientes restantes e leve ao banho-maria para cozinhar, mexendo sempre, até conseguir um creme leve.
Sirva a torta fria, polvilhada com açúcar de confeiteiro e acompanhada com o creme inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário