sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Variando a cozinha brasileira: Cuca de banana

Na proposta de modificar os pratos tradicionais brasileiros, a cuca de banana, aquele bolo de influência alemã, tradicional da região Sul do Brasil, foi transformada numa sobremesa bonita, deliciosa e, ainda assim, bem fácil de fazer. Mais fácil até que o próprio bolo!


Mantendo a mesma linha de sabor e preocupando em não exagerar no açúcar, sugeri um crumble de banana e xerém, ganhando mais textura e sabor com a castanha-de-caju triturada. Para completar os sabores, um caramelo de cachaça e sorvete de creme para brincar com a temperatura.


Com sorvete de queijo também fica muito bom, não podendo ser considerada, então, uma variação do prato tradicional!

CRUMBLE DE BANANA E XERÉM COM CARAMELO DE CACHAÇA
8 a 10 porções

150 g de manteiga sem sal
150 g de farinha de trigo
150 g de castanha de caju triturada (xerém)
200 g de açúcar mascavo
6 a 8 bananas-nanicas, em rodelas
Canela em pó
Caramelo de cachaça
70 g de manteiga sem sal
70 g de açúcar mascavo
150 ml de creme de leite fresco
1 dose de cachaça

Numa vasilha, misture a manteiga, a farinha de trigo, o xerém e 150 g de açúcar, esfarelando com os dedos até obter uma espécie de “farofa”.
Faça uma camada no fundo dos aros (ou de uma assadeira) com metade da banana fatiada, polvilhe canela e metade do açúcar restante e monte outra camada com o restante da banana, polvilhando com mais um pouco de canela e o açúcar restante. Cubra com a farofa e leve ao forno pré-aquecido a 160 ºC por cerca de 20 minutos ou até que a superfície esteja dourada e crocante.
Para o caramelo, derreta a manteiga e adicione com açúcar mascavo, mexendo sem parar. Misture o creme de leite e ferva por 5 minutos em fogo baixo. Coloque a cachaça e mexa por 1 minuto até evaporar.
Sirva quente ou à temperatura ambiente, acompanhado de sorvete de baunilha ou de queijo, se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário