quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um clássico italiano

O ossobuco alla milanese é clássico da gastronomia italiana que reflete bem sua genialidade. Ingredientes simples que resultam em uma combinação de sabores maravilhosa: a maciez da carne, a cremosidade do risotto, o sabor indescritível do molho e o frescor da gremolata servida por cima da carne...


Uma curiosidade deste prato é que ele é servido com risotto, talvez o único caso na Itália que o primo e o secondo piatto são servidos juntos. Isso acontece porque o pessoal da Lombardia (região na qual o prato é preparado) é muito chegado ao trabalho, não podendo "perder" muito tempo à mesa para comer o primeiro e o segundo pratos separados.
Aqui no Brasil é difícil encontrar este corte nos supermercados, mas qualquer bom açougue já faz o corte perfeitamente. Sob encomenda, é claro!

OSSOBUCO ALLA MILANESE
4 porções

4 pedaços de ossobuco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 fatias de presunto cru
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 talo pequeno de salsão
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 lata de pomodori pelatti
Sal e pimenta-do-reino
Gremolata
10 ramos de salsa
1/2 dente de alho
Casca de 1/2 limão siciliano

Passe a carne na farinha e sele na manteiga. Retire e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Bata, no processador, o presunto, a cenoura, a cebola e o salsão e refogue na mesma panela da carne. Deglace com o vinho.
Retorne a carne para a panela e acrescente os tomates picados e um pouco de água. Diminua o fogo e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia, acrescentando água sempre que necessário.
Para a gremolata, fique muito bem as folhas de salsa, o alho e a casca de limão.
Ajuste o tempero da carne e sirva salpicada com a gremolata e acompanhada com risotto com açafrão (risotto alla milanese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário