terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma ode ao croquete

Pois é... Comida de festa agora chama finger food e é exatamente o que o nome sugere, comidinhas para comer com as mãos. A tendência já virou moda e aquele velho hábito que era considerado de péssima educação entrou pra valer em festas sofisticadas e nas mesas de alguns restaurantes contemporâneos.
Comer com as mãos é uma prática comum em todo o mundo. Basta lembrar das comidas de rua: pastel, empadinha, cachorro-quente, pizza em fatia, entre outras delícias. Longe das ruas, no entanto, o que era pouco elegante atualmente ganhou novo conceito e significado. Esse modo de servir é uma tendência em vários países e combina com eventos que recebem com estilo. Ao lado dos canapés e aperitivos, os pratos principais foram transformados em pequenas porções, que podem ser degustadas num só bocado.
O finger food abre um leque de opções, com preparações das mais simples às mais sofisticadas, geralmente com apresentação caprichada e experimentações surpreendentes de sabores. Novas formas de servir, novos utensílios, pequenas tigelas, colheres de porcelanas, copinhos, taças e xícaras. Tudo com muito charme. E os nomes então... São wraps, ceviches, rolinhos printemp, tortillas, quichettes, mini cups, terrines, brochettes, petit blinis, toasts, saladinhas thai, breasticks, baby bakeds.
Mas, como tudo que é novidade, tende para alguns exageros e excessos em sua aplicação. Um delicioso e fumegante escondidinho, por exemplo, pode ser muito interessante em sua versão mini. Então imagine você, na pista de dança de uma festa agitada, com um copo de bebida em uma mão. De repente aparece um garçom e deposita, na sua outra mão, um guardanapo, um tigelinha pelando e um micro colherinha. E agora? O que fazer? Sem lugar para apoiar o copo, não existe nenhuma forma civilizada para consumir o acepipe. Tudo bem se você estiver no meio de uma conquista amorosa. Pode até rolar um clima, com um colocando bocadinhos na boca do outro.
Gastronomia é isso aí. Quase tudo é válido quando bem aplicado e quando atende seu objetivo. Existe hora e lugar para cada coisa. Desde um feijão tropeiro com todos seus acompanhamentos até um delicado stick thai de frango e shimeji ao molho satay. Em alguns locais e ocasiões, acho que o bom, velho e confortável croquete ainda funciona muito bem. Que saudade daquela massa macia e do recheio quente e saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário