quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Leve e versátil

O couscous, conhecido por aqui como marroquino, é um ingrediente originário do Maghreb (região do norte da África) e muito utilizado em toda a região do Mediterrâneo. Feito a partir da semolina, fácil de preparar - é só seguir as instruções da embalagem - e muito versátil, funciona bem tanto em pratos caseiros como comerciais.
Por ter sabor muito suave, pode ser preparado com especiarias, ervas, legumes, castanhas, frutas secas ou o que sua imaginação permitir. E pode ser servido com quase tudo. Carne bovina, suína, peixes, aves e legumes formam par perfeito com o couscous.


E como salada, então, fica uma delícia. Veja a receita abaixo, por exemplo, que mistura o couscous com sabores típicos mediterrâneos. Fácil e rápida, vale a pena pelo resultado!

SALADA MEDITERRÂNEA
4 porções

1 xícara (chá) de couscous marroquino
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1/2 bandeja de tomate-cereja, cortados em quartos
1/4 cebola roxa, em fatias finas
1 colher (sopa) de vinagre
8 azeitonas pretas, dessalgadas e fatiadas
Manjericão, hortelã e salsinha, picados
Raspas e suco de limão siciliano
Azeite extra virgem
Sal epimenta-do-reino

Hidrate o couscous com o caldo de legumes morno por 5 a 10 minutos. Solte o couscous com um garfo e misture um fio de azeite.
Coloque a cebola roxa de molho em água com vinagre por alguns minutos.
Misture o couscous com o tomate-cereja, a cebola roxa, o pimentão, as azeitonas, as ervas e as raspas de limão. Tempere com suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Sirva como salada, com folhas de alface americana, ou como acompanhamento de peixes ou aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário