quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pimenta-de-macaco. Você conhece?

Também chamada de pimenta-de-negro, pimenta-de-gentio, pimenta-do-campo, pimenta-do-sertão, embira, envira..., a pimenta-de-macaco é nativa do Cerrado brasileiro, ocorrendo principalmente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pó resinoso e apimentaddo de suas sementes é usado nas culinárias regionais como condimento e aromatizante. Dizem, também, que possui propriedades afrodisíacas.
Neide Rigo, em seu ótimo blog Come-se, já falou sobre ela.


Eu ganhei algumas de um aluno e fiquei impressionado com seu aroma e seu sabor, lembrando um pouco a pimenta Sichuan, que eu adoro e que, como a nossa, também não é exatamente uma pimenta.
Diante das possibilidades culinárias, transformei as sementes em pó e as utilizei em uma aula na última Technobar, com o tema: Risotos com sabores brasileiros.
Ela ficou ótima aromatizando um risoto com jerimum, servido com ragù de carne-seca. Pena não ter a foto para vocês se deliciarem, mas vale a pena tentar isso em casa!

Um comentário:

  1. Como vc as transformou em pó? Vc utilizou só a polpa ou moeu com a casca ( esta em formato de banana). Eu ganhei da minha mãe, mas não sabemos como utilizar. Por favor me ajude!!!!!

    ResponderExcluir