Fazer acarajé parece um mistério. Aquela massa fofa e ainda feita com feijão! Mas não é não. É só ter um pouquinho de boa vontade e de força, porque a massa precisa ser bem batida. E você ainda pode fritar acarajés pequenos e montar um bonito prato.
Vai aí a receita. Para adiantar, dá pra comprar o feijão-fradinho já sem pele e quebrado no Mercado Central. Onde? Isso faz parte da aventura...
ACARAJÉ
3 a 4 porções
250 g de feijão-fradinho
1 cebola média, ralada
Sal
Azeite-de-dendê com 1 cebola, para fritar
Bata o feijão-fradinho seco no liquidificador só para quebrar o grão, sem esmigalhar. Ponha de molho em água suficiente para quebrar os grãos e deixe por 24 horas.
Escorra a água, lave o feijão, retirando todas as cascas, e passe no processador.
Coloque a massa de feijão numa tigela, tempere com sal e, aos poucos, acrescente a cebola, batendo bem com uma colher grande.
Numa frigideira, coloque azeite-de-dendê que ultrapasse metade da altura do acarajé e aqueça a cebola inteira. Dê forma aos acarajés com duas colheres e coloque para fritarbem de cada lado. Escorra e sirva imediatamente.
Pode ser servido puro ou com molho de pimenta ou com vatapá, molho de camarão seco, caruru e salada de tomate verde.
Querido Chef...acompanho seu blog com frequencia e venho aqui dar uma sugestão: Usar a Batedeira para Bater o acarajé.
ResponderExcluirNa batedeira Planetária é mais rápido, ele fica mais leve e aerado...e rende mais também...adoro receitas antigas, tradicionais, de Vó...mas não abro mão da modernidade, ela não muda o sabor dos pratos de quem cozinha com o coração não é mesmo? abraços
Paulinha