domingo, 1 de agosto de 2010

Ao sabor das palavras

Falar de comida é quase tão bom quanto comer. Algumas vezes até melhor. A gastronomia – este assunto apaixonante, extenso, complexo e, ao mesmo tempo, íntimo e particular – é um prato cheio de aromas, de sabores, de sensações. No ponto para serem usados como metáforas de nós mesmos, de nossos sentimentos.
Amor, paixão, prazer, decepção, ira, inveja... Todos os sentimentos podem vir à tona quando o assunto é comida. Dá margem, também, a discussões acirradas. Um prato, um ingrediente, uma refeição, uma experiência gastronômica. Pontos de partida para um bate-boca acalorado ou para uma lânguida e saborosa viagem interior.
Um inocente jiló, amado por uns e odiado por muitos, vira facilmente objeto de atrito e preconceito numa roda de amigos. (Eca, como alguém pode comer isso!) O chocolate, unânime objeto de desejo, é um tema que, ao contrário, une as pessoas, revela complexidades, desperta sensações. (Uma amiga jura que petit gâteau é melhor que beijo na boca!) Até mesmo as pizzas italianas, perfeitas e irretocáveis, geram pontos de vista diferentes nas pessoas que têm o prazer de experimentar esta maravilhosa criação da culinária napolitana em seu local de origem. E o mais impressionante é que algumas não gostam. (Viram, a discussão já está na mesa!)
Com um pouco de intimidade gastronômica podemos até chegar às perversões. Atos obscuros, realizados às escondidas e raramente confessados. Sorvete de morango com mostarda! Macarrão com farofa! Pão com feijão gelado! Combinações que deixariam qualquer puritano culinário de boca aberta.
Eu adoro cozinhar e comer. E, claro, falar de comida. Mas também tenho um gosto particular por ouvir sobre comida. Ver uma pessoa se desnudando aos poucos, enquanto ela revela sua história, sua formação, suas intimidades, sua personalidade. Tudo isso de forma completamente palatável, transfigurando sentimentos em pratos, emoções em receitas, vivências em experiências gastronômicas. É a vida sendo servida como um banquete. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Oi Fernando, parabéns pelo blog, muito bacana! Estou ansiosa para nossas aulas práticas de Cozinha Brasileira!
    Abs,
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Isabela. O seu blog, que é muito bacana, serviu de inspiração.
    Abç,
    Fernando

    ResponderExcluir