quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Toda cozinha devia ter um

O passa-legumes, passaverdura ou passatutto em italiano, é um utensílio extremamente comum nas cozinhas do país da bota, mas que não foi incorporado por nós, que sofremos tantas influências desse país. Para quem não conhece, ele é um tipo de coador de metal, com três graduações, no qual o ingrediente é espremido, passando a polpa e ficando sementes e cascas.


É perfeito para molho de tomate, pois não moe as sementes, deixando o molho menos ácido e com uma textura incomparável. O purê de batata - ou outro tubérculo qualquer - também fica com textura completamente diferente, muito mais interessante. Ainda serve para fazer sopas, cremes, coulis e o que mais sua imaginação culinária pedir. É tão útil que é o único utensílio que sinto falta quando cozinho fora de casa.
Se você já tem, utilize mais o seu. Se ainda não tem, compre um italiano, todo de metal (mais durável e mais fácil de lavar), e comece com um simples sugo di pomodoro. Verá que não é tão "simples" assim!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E ai Prof, bom?
    Então eu estou a procura de um desses. Comecei a querer um primeiramente para fazer um suco de uva natural maravilhoso que conheço, depois fui descobrindo a maravilha que esse utensílio é.
    Onde eu encontro um bom aqui em BH?

    ResponderExcluir