terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que estou lendo agora

Relendo e redescobrindo a cozinha italiana! Fundamentos da cozinha italiana clássica (Marcella Hazan, Editora Martins Fontes, 1997), um livro que traz quase quinhentas receitas, todas elas com a inconfundível assinatura da grande dama da culinária italiana.


Este é, com certeza, o meu livro predileto sobre o assunto, pois a maioria das receitas são comentadas, dando uma visão mais completa da culinária do país da bota. O ragù alla bolognese, por exemplo, é impecável. Uma visão clássica dos antipasti, massas, risotos, carnes e sobremesas, entre outros, com toques bem regionais e caseiros.
Só para vocês entenderem do que estou falando, fica um trecho da introdução: "Por mais que desloquemos nesse espaço, não seremos capazes de dizer que conseguimos descobrir a verdadeira origem da maravilhosa comida italiana. [...] Não estamos falando daquilo que foi criado, ou da criatividade dos chefes dos grandes restaurantes. É a cozinha que se estende pela história relembrada, que evolui com o desenvolvimento das aptidões e das idéias transmitidas nos lares através da península italiana e das ilhas, nos becos, nas fazendas, nas grandes cidades. É a culinária da cozinha caseira. Sem dúvida tem existido – e ainda existem – lares aristocráticos, lares de mercadores, de camponeses. Contudo, mesmo tão discrepantes em seus prazeres, eles têm uma coisa vital em comum: a comida, seja ela simples ou elaborada, é preparada no estilo das famílias. Não existe uma alta gastronomia italiana porque, igualmente, inexistem os altos ou baixos caminhos que levem à culinária italiana. Todos os caminhos conduzem ao lar, conduzem a la cucina di casa – a única que merece ser chamada de cozinha italiana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário