terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para Ana

Fui cair na besteira de pedir à Ana Cristina, minha aluna, confeiteira de mão cheia, seguidora do blog e blogueira (conheça o Bolos da Ana), sugestões de assuntos para discutirmos aqui. E ela, claro, sugeriu que eu falasse mais de sobremesas.
Diante disso, vou ter que confessar que a confeitaria não é meu ponto forte, e que eu prefiro admirar os doces a fazê-los e comê-los. Essas pequenas obras de arte feitas com extremo cuidado! Talvez seja por isso que eu visite tanto blogs em que eles são o assunto principal. Entre os que costumo visitar, alguns como o Technicolor Kitchen são quase exclusivos sobre o assunto, com receitas fáceis de preparar e fotos  sempre bem produzidas e apetitosas. Diga se não é de babar esses cheesecakes de baunilha com calda de mirtilo e limão siciliano?

Foto retirada do blog Technicolor Kitchen

Já fico bem satisfeito somente em olhar para as fotos dos doces. Fazê-los já é outra história. Mas eu prometo, Ana, que vou me arriscar mais neste mundo tão interessante e tão preciso. Assim que tiver novas aventuras eu posto aqui para vocês.

Um comentário:

  1. Adorei o post, Fernando!

    Eu sigo o Tecnicolor e recomendo também o http://cannelle-vanille.blogspot.com/ (não é exclusivo de doces, mas tem receitas e fotos maravilhosas) e o http://www.flagrantedelicia.com/page/2/.

    Mas gostaria de vê-lo também discorrendo sobre a origem dos doces, principalmente no Brasil.

    Por que Araxá e Goiás Velho tem tanta tradição na doçaria brasileira? Pelotas, pelo que andei pesquisando, tornou-se doceira pois enviava charque para o Nordeste e voltava com os navios abarrotados de açúcar.
    Outras questões: como variar os doces tradicionais de MG, dando-lhes leveza?

    E a questão da proibição dos tachos de cobre? Excesso da ANVISA ou estamos realmente sendo intoxicados?

    E as deliciosas frutas do cerrado, como utilizá-las em sobremesas contemporâneas?

    E por aí vai...

    Aguardarei ansiosa pelas aventuras.

    Abraços,

    Ana

    ResponderExcluir