domingo, 2 de junho de 2013

Tradição mineira

Palavra de origem africana, do dialeto quimbundo, kitanda significa o tabuleiro em que se expõem as mercadoria diversas de vendedores ambulantes ou em feiras livres. No interior do Brasil é também o pequeno estabelecimento onde se vendem ovos, frutas, verduras, cereais, material de limpeza e pequenos objetos da lida doméstica.
Em Minas Gerais, além da definição acima, aplicou-se às comedorias ligeiras, desenvolvidas pelo gênio culinário desde as primeiras habitantes das alterosas. Na cozinha mineira quer dizer tudo aquilo que é servido com o café, exceto o pão: bolos, fatias, biscoitos, sequilhos, broas, sonhos ou aquela sobremesa especial, feito com produtos vindos dos quintais, como o doce de leite, a goiabada com queijo ou a compota de fruta que se oferece após o almoço.


Fizemos, na disciplina Cozinha Brasileira, um trabalho interessante de resgate da identidade culinária por meio de quitandas. Cada aluno levou um prato que o representasse como cozinheiro e contou um pouco da sua história. Foram momentos emocionantes e importantes para aprender que cozinha, com certeza, não é só técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário