terça-feira, 4 de junho de 2013

Caminho da roça

Já entrando no clima das festas juninas, lembrei foi dos casamentos na roça que ia quando pequeno. Quando a festa era muito chique, serviam um arroz de forno incrementado com rodelas de banana frita. Delicioso! Somente sabores caipiras, bem temperados, sem inovações como azeitona ou ervilha.


Sempre o arroz era servido bem molhadinho no caldo do refogado do frango. Mas o melhor mesmo era aquela casquinha crocante, que só bem mais tarde entendi o que era: farinha de rosca misturada com queijo ralado. Bons tempos...

ARROZ DE FORNO CAIPIRA
8 a 10 pessoas

5 a 6 xícaras (chá) de arroz pronto
1 kg de sobrecoxa de frango, sem pele
Suco de 1 limão
1 fio de óleo
1 cebola, em cubinhos
1 colher (sopa) de alho, bem picado
1 pitada de colorau
2 espigas de milho verde, debulhadas
2 bananas-da-terra, em rodelas e fritas
100 g de bacon, em cubinhos
100 g de queijo minas meia cura, em cubinhos
1 tomate, sem sementes, em cubinhos
2 colheres (sopa) de cheiro verde
1 xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão, ralado
Sal e pimenta-do-reino

Tempere o frango com sal, pimenta-do-reino e suco de limão e deixe tomar gosto por 30 minutos. Doure bem o frango e, na mesma panela, refogue a cebola, o alho e o colorau. Acrescente água e o milho verde e deixe cozinhar até o frango ficar macio. Retire o frango e desfaça a carne.
Numa panela grande, frite bem o bacon e elimine o excesso de gordura. Fora do fogo, acrescente o arroz, o frango, a banana, o queijo, o tomate e o cheiro verde, misturando bem. Acrescente o milho e o caldo do refogado do frango até ficar úmido.
Transfira para uma travessa e cubra com a farinha de rosca misturada com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário