quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cuide bem do seu amor

O ato de alimentar é o ato primordial de amar. É pelo alimento que temos a nossa primeira sensação de aconchego, de segurança, de amor. E levamos, para toda a vida, essa relação entre comida e sentimento. Procuramos sempre alimentar, de alguma forma, as pessoas com quem nos relacionamos. Para a pessoa amada, então, oferecemos um banquete completo.
No menu deste banquete, em momentos nos quais se deseja seduzir, vêm à mente imediatamente os alimentos afrodisíacos. Alguns alimentos são considerados assim pela sua forma, seu sabor, sua cor ou por algum aspecto nutricional. Mas não adianta morangos, chocolate, ostras, champagne, se não houver o desejo de usá-los, de consumi-los.
Há alguns dias, assisti novamente Como água para chocolate, uma linda fábula de amor, criada pelo cinema mexicano. Na trama, Tita, relegada à cozinha da casa e impossibilitada de consumar seu amor por Pedro, transfere seus sentimentos para os pratos que prepara e acaba alimentando todos com seu amor, seus desejos, suas angústias, sua melancolia e suas alegrias.
Numa das cenas mais conhecidas do filme, Tita recebe de Pedro um buquê de rosas e decide usar as pétalas em uma nova receita. Quando a refeição é servida, é como se seu desejo tivesse sido dissolvido no molho de rosas e estivesse presente em cada aroma, em cada garfada daquela refeição. Assim, ela consegue invadir o corpo de Pedro de forma voluptuosa e sensual, descobrindo uma nova forma de se comunicar com ele. 
A estória de Tita mostra que o sentimento, muito mais que o alimento, é o verdadeiro afrodisíaco da vida. Ele deve ser o prato principal do nosso banquete. Ele deve ser o ingrediente mais usado na nossa cozinha.
Eu, por mim, vou alimentando o meu amor e sendo alimentado por ele. Façam vocês o mesmo!

Um comentário: