sexta-feira, 7 de junho de 2013

Melhor que o original

Claramente uma variação do caldo verde português, trocando a batata europeia pela fubá local, o bambá de couve - ou mingau de couve, como é chamado na minha região - é um legítimo representante dos primórdios da gastronomia mineira. Feito com ingredientes típicos das roças, o milho, as verduras e o porco (junto com o feijão) são a base da nossa alimentação.


Lá em casa sempre foi servido com bolinhos feitos com sobras de angu. E foi assim que fiz, colocando os bolinhos crocantes no prato e servindo o mingau por cima. Eles vão amolecendo aos poucos e ficam perfeitos...

BAMBÁ DE COUVE COM BOLINHOS DE ANGU
2 pessoas

100 g de linguiça defumada, em rodelas
50 g de bacon, em cubinhos
3 colheres (sopa) de fubá
500 ml de água
2 folhas de couve, rasgadas
2 ovos
Sal e pimenta-malagueta
Bolinhos de angu e queijo
Angu pronto e frio, ovo, fubá, cheiro verde, queijo minas curado (em cubinhos), sal e pimenta-do-reino

Frite bem a linguiça e o bacon, retire e reserve. Na mesma panela, acrescente a água e o fubá dissolvido em um pouco de água. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 30 minutos.
Refogue a couve em outra panela e acrescente ao caldo, juntamente com a linguiça e o bacon, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Acerte o sal, tempere com pimenta-malagueta, acrescente os ovos e mexa levemente até que ele cozinhe. Sirva bem quente.
Para os bolinhos, misture bem o angu, o ovo, o cheiro verde e vá acrescentando fubá até dar o ponto de fritar a colheradas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente os cubinhos de queijo. Frite colheradas no óleo e sirva junto com o bambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário