segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Variando a cozinha brasileira: Carne-seca com jerimum

Mais uma etapa do trabalho de variar os pratos típicos que realizamos nas aulas de Cozinha Brasileira: criar uma variação da tradicional carne-seca com jerimum, alimentação básica do sertanejo. Fica a dúvida do que é mais difícil variar: um prato só com dois ingredientes mais seus temperos, como é o caso, ou outro prato com muitos ingredientes.



Só posso dizer que, nesse caso, foram tão interessantes as variações que surpreenderam: espuma de jerimum com crocante de carne-seca, crostini do sertão, cappelletti com carne-seca e queijo-de-coalho em creme fino de jerimum, nhoque de jerimum recheado com carne-seca e molho de tomate-seco...
As variações foram tão boas que darei destaque a duas: uma pela beleza plástica e outra pela criatividade. A primeira é um confit de carne-seca em cama de legumes com musseline de jerimum, criado e muitíssimo bem executado pelo grupo de Carolina Guerra, Gilverton Dias, Isaura Araújo, José Ricardo Rabelo e Marcos Lima.


A segunda é o jerimburger, um suculento hamburguer de carne-seca acebolado, servido no pão de abóbora com maionese de jerimum e "ketchup" de pimentão e tomate. Muito diferente! Sá faltaram umas bananas-da-terra cortadas em palito e fritas para acompanhar. Esta divertida criação foi do grupo de Ana Cristina Paiva, Geovanni Torres, Maria Elvira Costa e Romério Lacerda.



JERIMBURGUER
1 porção

1 pão de abóbora
150 g de carne-seca moída
2 tomates maduros, sem pele e sem sementes
1/4 pimentão vermelho
1 pitada de colorau
1 cebola
1 dente de alho
2 gemas, sendo 1 cozida e 1 crua
1 pitada de mostarda
1 colher (sobremesa) de vinagre
Óleo
30 g de jerimum, cozido e passado na peneira
2 ramos de salsa, picados
2 talos de cebolinha, picados
Sal e pimenta-do-reino

Deixe a carne-seca de molho até retirar todo o sal. Moa e acrescente 20 g de cebola bem picada. Molde o hamburguer e reserve.
Para o "ketchup", processe os tomates e o pimentão, refogue com 20 g de cebola, o alho e uma pitada de colorau até ficar com a consistência de ketchup.
Para a maionese de abóbora, passe a gema crua na peneira, acrescente o vinagree, sal, pimenta-do-reino e mostarda. Sempre misturando, acrescente a gema cozida e óleo até dar o ponto. Por último, acrescente o jerimum.
Grelhe o hambúrguer e refogue o restante da cebola.
Passe a maionese no pão, acrescente a carne, coloque mais maionese, "ketchup", as cebolas refogadas, salsinha e cebolinha e decore com uma bandeirinha de Pernambuco. Sirva com maionese e "ketchup" à parte.

4 comentários:

  1. Olá, Fernando! Queria dizer que estou adorando seu blog e as receitas. Fico muito contente que um profissional como você se disponha a compartilhar conosco (meros amadores... rss) seu conhecimento. E ainda mais se tratando de uma culinária pessoal, simples e saborosa, coisa de que sentimos falta hoje em dia. Obrigada! Abraços de uma leitora jornalista
    Glória

    ResponderExcluir
  2. Fernandooooooooooooo, amei!!!!! nossa seu pessol é infinitamente mais criativo do que nos meus tempos de gastronomia...e olha que a nossa bancada, eu, Patricia, Rosangela, Clarice e Paula magnani, arrasávamos....mas acho que tanta criatividade, tanto bom gosto e talento tem haver com o estímulo que o professor dá aos alunos, fico muito, mas muito feliz mesmo pelas criações tão diferentes dos seus alunos! parabéns, a vc e a eles!!!!

    ResponderExcluir
  3. Glória,
    fico feliz por compartilhar com todos os conhecimentos, que acredito não serem meus, mas um aprendizaddo global, uma troca. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Paulinha,
    não é interessante este trabalho de variar os pratos clássicos da cozinha brasileira. Muitas possiblidades... Pena que não dá pra postar todass as criações incríveis aqui! Bj.

    ResponderExcluir