segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carne, cogumelos e baroa: ótima combinação

Num jantar que fiz, servi uma combinação bem interessante de filé, cogumelos frescos e batata-baroa que surpreendeu a todos. Foi um filé recheado com um salteado de cogumelos portobello e presunto cru, selado na frigideira e levado ao forno até ficar rosado e suculento, o ponto perfeito para ser servido. Foi acompanhado com um gâteau de baroa e alho-poró e molho de vinho tinto.


Os outros pratos que compuseram o jantar foram: Caprese assada com parma crocante, de entrada, e Panna cotta com queijo minas e calda de goiabada e cachaça, de sobremesa. Ambos heranças do D'Istinto. Mais ótimo vinho. Mais ótima companhia. Uma noite para lembrar e relembrar!

FILÉ RECHEADO COM PORTOBELLO E PRESUNTO CRU AO MOLHO DE VINHO
4 porções

1 kg de filé mignon limpo
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de cebola, bem picada
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de salsinha, bem picada
200 g de cogumelos portobello
3 fatias de presunto cru, em tirinhas
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino

Corte os cogumelos em fatias não muito finas. Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho inteiro. Acrescente a salsa e os cogumelos e refogue rapidamente. Elimine o alho, tempere com sal, retire do fogo, acrescente o presunto e reserve.
Faça um furo no centro do filé e recheie com o refogado de cogumelos. Para facilitar, corte o filé ao meio antes de rechear. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Numa frigideira, sele o filé no azeite quente, passe para uma forma e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos. Retire os filés da forma e mantenha-os aquecidos.
Deglace a forma com o vinho tinto, coe numa panela pequena e finalize o molho com a manteiga gelada. (Dependendo da acidez do vinho, é necessário acrescentar um pouco de açúcar ou mel para equilibrar o molho.)
Fatie os filés e sirva imediatamente, acompanhado com o molho de vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário