domingo, 24 de março de 2013

Novo de novo

Aqui e ali tenho lido sobre uma tendência: a Gastronomia Vintage. Algo como dar cara nova aos pratos datados, ressuscitar o coquetel de camarão, o rissole de milho, o estrogonofe e, porque não, o capetinha. Como tudo no mundo, a Gastronomia também vive de modismos, pratos, ingredientes e receitas vêm e vão. E muitos pratos hoje considerados cafonas podem reaparecer, em breve, nas nossas mesas e nas nossas festas.
Sinto falta de alguns clássicos nos nossos cardápios, mas acho que esta tendência funciona mesmo, mesmo, é nas festas, já que não sou muito adepto dos salgados e doces atuais, como já falei por aqui. Principalmente se servidos em cumbuquinhas, tacinhas, colherinhas... Saudades do folhado de bacon com fio de ovos e do bombom de uva coberto com fondant branquinho! E o barquete com creme de frango (quase um salpicão) e cereja por cima, nem me fala!


Esses aí eu mesmo fiz. A Lenise (uma aluna que é quituteira de mão cheia) me presenteou com os barquetes e tentei fazer uma montagem mais contemporânea. Acho que não consegui, pois a imagem é tão forte pra mim que ficaram parecendo mesmo aquelas das festas de vinte anos atrás. E igualmente deliciosos. De atual, só mesmo a salsinha picada por cima.
E só mais uma coisa: quituteira também é muito vintage, não é?! (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário