sábado, 5 de outubro de 2013

Requinte nativo

O tucupi, feito a partir do suco extraído da mandioca, além de saboroso, é um meio de conservação dos alimentos. Usado também em outros estados da Amazônia, é essencial na cultura paraense, principalmente no tacacá e no pato no tucupi.
O pato no tucupi, prato típico mais conhecido do Pará, é feito com o pato cozido no tucupi com chicória, alfavaca e jambu, a famosa folha que "adormece" a boca. Sua origem é do período pré-colonial, como relataram os viajantes que adentraram o Brasil em viagens exploratórias no início da colonização. Existe ainda a possibilidade de ser pré-colombiano.


Mesmo sendo um prato cerimonial, é nas festas do Círio que o pato no tucupi atinge sua maior importância, quando toda Belém celebra os milagres da Senhora de Nazaré. É nesta época que seus sabores ricos e complexos aparecem em todas as mesas, sem exceção.
Já o tacacá - um caldo de tucupi, goma, camarão seco, jambu e pimenta - é apreciado quentíssimo nas ruas de Belém e de Manaus lá pelo final da tarde. Vendido em cuias rústicas e típicas e consumido com a ajuda de um palito de madeira para "pescar" os ingredientes, é tão quente, mas tão quente, que acaba por espantar o calor úmido que abraça estas cidades tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário